quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Restodontê"



O título desta postagem é uma grande brincadeira. Aposto que sobrou muita comida do final de semana do dia dos pais, não é? E o que você vai fazer com ela? Não me diga que vai lotar sua geladeira deixá-las lá até estragar.
A Revista Casa e Comida (que eu adoro e recomendo) dos meses de junho e julho publicou uma matéria denominada "Menu Reinventado". Nesta matéria três chefs foram convidados a apresentarem sugestões de receitas que transformam as sobras em um jantar para lá de especial.
Das receitas apresentadas achei duas muito interessantes. Por falta de oportunidade, ainda não as testei, mas se alguém testá-las primeiro me avise heim!

Omelete de Espaguete
(Receita de Renato Carioni)


Ingredientes: 4 ovos, 2 colheres de sopa de cebolinha picada, 2 colheres de sopa de salsinha picada, 4 colheres de sopa de parmesão ralado, 1 colher de sopa de manteiga, 1 xícara de sobras de espaguete cozido, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer: Bata os ovos com a salsinha, a cebolinha, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente derreta a manteiga e coloque o macarrão. Refogue. Adicione a mistura de ovos e deixe a parte de baixo endurecer. Vire, doure rapidamente  o outro lado e sirva em seguida.

Dicas do Chef: No omelete, qualquer massa cozida, curta ou longa, pode ser usada no lugar do espaguete. Se tiver molho, basta retirar a parte líquida. O fundamental é que esteja al dente - se for cozida em excesso, você não sentirá a textura diferente , característica essencial da receita.

Torta de Carne Assada
(Receita de Andrea Faustino) 


Ingredientes: 2 batatas médias cozidas em água e sal, 1/2 xícara de leite, 2 cebolas em tiras finas, 1 xícara de alho poró laminado, 4 a 5 xícaras de sobras de carne assada desfiada, 3 tomates, sem pele e sem sementes, em tiras finas, 1 xícara de azeitonas verdes picadas, salsinha picada a gosto, 2 xícaras de requeijão tipo catupiry, 1 clara, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 1 colher de manteiga sem sal,  azeite, sal  e pimenta do reino a gosto. 

Modo de fazer: Passe as batatas já cozidas pelo processador, ou pelo amassador manual, até que formem uma massa bem homogênea. Junte o leite, misture bem e reserve. Em uma frigideira funda, doure um azeite, a cebola e o alho poró, até que a cebola fique transparente. Junte os tomates e refogue ligeiramente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente a carne desfiada. Deixe refogar por alguns  minutos. até que o tomate solte um pouco de seu líquido (sem desmanchar totalmente). Acrescente as azeitonas picadas, misture bem e desligue o fogo. Junte a salsinha e o requeijão, misture bem, acerte o sal e a pimenta e reserve. 
Na batedeira, bata a clara em neve e, depois, vá juntando aos poucos o queijo parmesão ralado, sem parar de bater. Desligue. Unte com a manteiga o fundo e a lateral de uma fôrma com a massa das batatas. A camada do fundo removível e, de preferência, antiaderente. Cubra todo o fundo e a lateral da fôrma com a massa de batatas. A camada de fundo deve ter cerca de 1,5 cm de espessura e a lateral pode ser um pouco mais espessa. Sobre a base de batatas, coloque o refogado de carne e espalhe bem. Por cima da carne, coloque a clara batida com o parmesão, alisando com uma faca para que fique mais plana. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos ou até que a clara fique bem dourada. Desenforme e sirva com uma salada verde. 

Dicas do Chef: Na torta, também podem ser usados peru, chester ou outras carnes já assadas. Sempre pense na estética do prato, folhas e legumes coloridos deixam qualquer comida mais bonita.

Receitas e Fotos: Revsita Casa e Comida Junho e Julho de 2010

3 comentários:

  1. Paula, querida! obrigada pela vitinha ao Achados de Decoração, viu? volte sempre! bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! E as receitinhas parecem ótimas também! E que bom que gosta do blog, visite sempre viu? Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.