domingo, 3 de outubro de 2010

Espaço pequeno, tempero caseiro


Depois de exercer meu dever cível e espero que todos o tenham feito com consciência, como eu fiz, vamos ao assunto de hoje no blog A Arte de Organizar.
Morei dos 3 aos 22 anos em um sítio em uma cidade da Grande São Paulo. Apesar de morar no meio da mata atlântica, confesso que sempre fui fascinada pelo movimento e correria da cidade. No sítio, onde meus pais moram até hoje, há uma horta enorme com vários tipos de verduras e temperos. Hoje, moro em um apartamento, mas a vontade de ter por perto principalmente temperos fresquinhos não passou. Por enquanto, tenho um pé de manjericão, pois tanto eu como meu marido adoramos esse tempero.
Para ajudar aqueles que também querem ter uma hortinha, mas moram em um espaço pequeno, seguem algumas dicas do que plantar e também algumas ideias de como organizar esse cantinho em sua casa.
- Prefira comprar mudas em vez de sementes porque é difícil fazê-las germinar;
- Mudas orgânicas são melhores para quem vai usar mesmo as ervas para cozinhar ou fazer chás, porque não têm adubos químicos ou pesticidas, que poderiam ser ingeridos junto com as folhas;
- Não adianta deixar a muda no vasinho de plástico e só regar. Replante, preparando a muda na seguinte ordem: uma camada com 5 cm de argila, uma camada de areia e uma de terra adubada com húmus;
- Prefira vasos com furos na base, ou que sejam fáceis de perfurar. A água precisa ter por onde escoar, para não deixar as ervas encharcadas;
- Procure deixar os vasos perto da janela ou no terraço porque as ervas precisam de sol. O ideal são quatro horas por dia, de preferência  sem ter o filtro de uma janela de vidro;
- Regue os temperos com moderação e direcionando a água diretamente na terra, não nas folhas. Para saber se está na hora de regar, enfie o dedo na terra para checar a umidade e não deixe o vaso encharcado;
- Vasos de barro ou de cerâmica são os melhores porque deixam a terra respirar e trocar umidade com o ambiente. Os de plástico deixam a planta mais abafada, mas são bem mais baratos. Outra opção são as jardineiras aramadas com forração de fibra de coco.
-  Tente não juntar dois tipos de ervas no mesmo vaso. Se não for possível deixar todas separadas, isole pelo menos o manjericão e a hortelã, que têm raízes dominantes.  Dá para plantar salsinha e cebolinha ou alecrim e sálvia ou tomilho no mesmo vaso. 

 Puxadores para facilitar o deslocamento 
 Aproveitando o espaço na varanda
 Na escada, um charme!
 Aproveitando as grades da janela.
 Fonte Texto: Jornal Folha de São Paulo.
Fonte Imagens: Jornal Extra - RJ, Blog Criatividade é Tudo e Revista Casa Claudia. 

10 comentários:

  1. Nossa mas que graça os modelos que vc mostrou! Eu , por morar em casa térrea, tenho um pequeno espaço para plantar, mas nem sempre vai para frente e vendo essas idéias , talvez seria melhor plantar separadamente . beijos, valeu a dica!

    ResponderExcluir
  2. já estou te seguindo....amei as idéias!!!
    http://bemcasadaepontofinal.blogspot.com/

    passa lá!!!

    xerão!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Myriam. Tenta utilizar essas dicas sim.

    Vou visitar o blog Bem Casada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula, tudo bem? Gostei bastante do seu blog, e gostaria de um e-mail de contato seu para propôr o envio de alguns textos para serem publicados aqui, sobre decoração, organização, o universo imobiliário, etc.

    Meu e-mail é fprocopio@vivareal.com

    NO aguardo.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. oi Paula- oh como eu qeuria ter este mal ser organizada!
    adoro temperos- e esta escadinha é um achado - ficaria legal na inha area
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Paula adorei essa idéia de aproveitar os espaços da sacada, bem criativo!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, essas idéias são ótimas.
    Aqueles vasinhos coloridos da segunda imagem eu tenho rsrsr comprei semana passada, mas é para plantar flores mesmo, comprei outro modelo para fazer uma hortinha.
    Um lindo dia pra ti.
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Ahh e obrigada pela visita lá no meu cantinho, viu apareça e seja sempre bem vinda!
    Bjs

    http://minhacasaeanossacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Descobri mais uma coisa em comum contigo: Eu e eu marido amamos manjericão...sabor e cheiro inigualável... é só fazer mais visitinhas :P

    Vi suas dicas, moro em apartamento... não pensei em comprar mudas, na verdade, fiz a germinação de sementes. Realemnte é bem mais demorado. Quem adotou a horta foi meu marido que já pegou pra ele a responsabilidade de regar todos os dias... e cada plantinha que cresce a gente comemora.
    Plantei Alface, mas não tive muito sucesso... mas os pezinhos de rucula, brocoli, couve, tomatinho, salsa, coentro e cebolinha estão lindos. PLantei tomilho tb, li que suas folhas servem pra espantar os bichinhos indesejáveis, por conta do cheiro. E outro pezinho que está lindo é o de pimenta :)

    Coloquei umas plaquihas pra identificar os pezinhos e as datas pra colheita.

    Obrigada mais uma vez por todas as dicas que você dá aqui no blog.

    bjocas e fica com Deus

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu que agradeço pela visita Gilmara.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.