quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Planejamento para 2011

Ontem recebi um release com um artigo muito interessante da Assessoria de Imprensa Image Press sobre planejamento para o próximo ano.
Confesso que essa para mim sempre foi uma tarefa difícil, pois normalmente elejo muitas prioridades em minha vida e tenho mania de querer abraçar o mundo, só depois percebo que meus braços são muito curtos. 
Esse texto me ajudou em alguns pontos, espero que os ajudem também. 

PLANEJAMENTO PARA 2011: VOCÊ JÁ
FEZ ESSA PROMESSA?

Estamos no mês da esperança, onde os sonhos se renovam, as agendas são compradas e as promessas saem da boca para fora. Todo final de ano é o mesmo ritual, o que é muito legal e necessário, mas para a maioria das pessoas tudo passa nas primeiras semanas do novo ano.

Sem consistência e método, esse momento de fim de ano é desperdiçado por grande parte das pessoas, e resta apenas seguir um padrão muito parecido com o que vem sendo feito nos últimos anos. Se você não romper esse ciclo, 2011 será mais um ano de muita ação e pouca evolução.

O primeiro passo para sair do lugar em 2011 é saber definir o que realmente você irá focar e o que deixará de fazer no ano novo. Definir o importante implica em você parar e fazer uma profunda reflexão sobre as coisas que realmente trazem retorno para sua vida, que trazem felicidade, resultados e equilíbrio. Se isso não estiver claro, você com certeza vai se perder em atividades circunstanciais, sem a menor relevância.

Parece simples, mas na hora de escrever, às vezes, não é tão fácil assim. Reserve um tempo para esse exercício, escreva e descreva tudo que vier a sua mente e depois faça uma seleção do que realmente será importante para o próximo ano. Depois dos itens importantes selecionados, crie indicadores que permitam saber se você está indo na direção certa. Algo que possibilite avaliar em alguns meses e ter a certeza que está caminhando na direção correta.

Sabendo o que é importante, fica mais fácil avaliar o que não é importante. Se você tentar fazer tudo, acaba não fazendo nada. Escolha ser mais seletivo no ano que vem, aprenda a dizer não com fundamento, tenha coragem de interromper tarefas que não trazem mais resultados e de mudar situações que só trazem estresse. A vida passa rápido demais, se você não assumir o controle da situação.

Depois é o momento de pensar nas suas metas para o próximo ano, algo que faça você sair do lugar, evoluir na carreira, na vida, nas finanças, nos relacionamentos, na espiritualidade, etc. Não importa o que seja, mas tem de ser extremamente apaixonante, precisa ser em pequenas quantidades e muito realistas.

Costumo recomendar a especificação de duas ou três metas, no máximo, para o próximo ano. É melhor do que ter uma lista interminável que nunca será realizada. Seja seletivo e coerente. Feita a escolha, é preciso elaborar um excelente plano de ação, afinal são esses passos que vão realizar a meta. Esse será o fator que determinará se sua meta vai sair do lugar ou ficar parada. Atividades de grande duração, que você não consiga visualizar a execução, simplesmente não são feitas. Anexe seu plano de ação na sua agenda de papel ou software e agende uma tarefa de revisão mensal até o final do ano sobre esse plano, assim você terá um contato constante com o objetivo e ele não ficará esquecido.

Na revisão de fim de ano, inclua também a revisão da sua carreira, ela é a principal responsável pelo uso do seu tempo e da sua geração de resultados. Qual foi a evolução da sua carreira nesse ano? Que oportunidades foram aproveitas ou desperdiçadas? O que você aprendeu? Está valendo “a pena” o que você faz atualmente? Como foi seu reconhecimento? É o momento de manter, acelerar ou mudar?

Essas são algumas perguntas que você precisa pensar para ver o que alterar ou manter no próximo ano. O mercado está bem aquecido para você ficar na zona de conforto, aproveite o máximo o que esse nosso momento de economia e crescimento pode oferecer para sua vida. Ficar ou sair da empresa é uma decisão que precisa levar em conta os objetivos da sua carreira. Ambas as opções são viáveis, desde que ajudem você a progredir.

Por último, e não menos importante, envolva sua família no processo. Planejar em família é um grande fator de realização. Envolva seu cônjuge, seus filhos, seus pais, etc. Sonhar juntos e agir juntos funciona melhor que de forma isolada. Lembre-se que, por mais sucesso que você possa ter individualmente, nada compensará um fracasso familiar.

O momento nunca esteve melhor para você fazer 2011 com mais resultados, diferente dos outros anos e na direção do que você realmente deseja. Isso vai depender apenas de você, da sua atitude e da sua capacidade de planejamento. Feliz Ano Novo!

Autor:Christian Barbosa


2 comentários:

  1. Amei essa dica amiga. Já iniciei a minha listinha, no máximo três itens mesmo.

    Que 2011 seja, ainda mais, de muito sucesso para nós!

    Beijos apimentados

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Édina. Com certeza Édina vai ser de muito sucesso e trabalho prazeroso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.