domingo, 15 de abril de 2012

Dica de exposição e receita deliciosa de bacalhau

Depois de uma passeio cultural por São Paulo, estou exausta, mas valeu a pena. É sempre bom voltar a cidade em que nasci e que amo. 

Entre os lugares que fui, visitei a exposição "Roma  - A Vida e os Imperadores" no Museu de Arte de São Paulo (MASP). A mostra possui esculturas vindas dos museus de Roma, Florença e Nápoles de até 1 século a.C que retratam esse famoso império, começando com um grande busto do conquistador Júlio César. 

Quem, por acaso, for para Sampa ou estiver por ali não perca a oportunidade de visitar. A exposição vai até o próximo dia 22 de abril. Informações no site do Museu. 


Fonte Imagem: Folheto MASP


Depois dessa dica vamos à receita de hoje. Sei que a Páscoa já passou, mas eu adoro bacalhau e não acho que é um alimento para comermos somente nesta data. Por esse motivo, vou deixar aqui uma receita  que foi publicada no folheto semanal de ofertas do Pão de Açúcar, que por sinal sempre publica receitas muito boas. Fiz a receita e posso dizer: o bacalhau fica excelente e é muito fácil de fazer, além de utilizar um tempero que adoro: manjericão.


Bacalhau com farofa de pão e azeite de manjericão



























Ingredientes: 

- 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado; 
- 400 gramas de pão torrado; 
- 500 ml de azeite; 
- Manjericão a gosto;
- Alecrim a gosto; 
- 500 gramas de batata bolinha; 
- 1 cabeça de alho.

Modo de Preparo: 

No fundo de uma panela coloque o azeite e disponha as postas de bacalhau com a pele para cima. Amasse o alho com casca e coloque por cima das postas junto com alguns ramos de alecrim. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno por cinco minutos. Embrulhe as batatas com papel alumínio e coloque-as para assar por vinte minutos ou até que elas fiquem macias. Em uma panela com água fervente mergulhe o manjericão e em seguida mergulhe-as em aguá gelada para interromper o cozimento. Em um liquidificador bata o azeite com o manjericão até ficar bem misturado. Coe e reserve. No mesmo liquidificador bata as torradas de pão de vá colocando o azeite aos poucos para incorporar. Depois de assadas, amasse levemente as batatinhas e coloque-as na travessa junto com o bacalhau. Coloque por cima das postas a farofa de pão com o azeite de manjericão. Regue com o azeite do fundo da travessa e leve ao forno para dourar. Sirva em seguida. 


Uma ótima semana.
 

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.