segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Diário da reforma do banheiro 2

Continuando a falar sobre a reforma do banheiro, como já disse aqui no blog, eu moro em um apartamento, o que exige de qualquer tipo de reforma mais organização e atenção. 

Entrou em vigor em abril deste ano uma nova norma da ABNT, a 16.280. Essa norma tem como objetivo cuidar, principalmente, da segurança das edificações. Agora, todo o morador que desejar executar alterações em seu apartamento, deverá apresentar um projeto assinado por um engenheiro ou arquiteto detalhando o que será feito ali, com uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Somente após análise do condomínio e autorização do síndico a reforma pode ser feita. 

Esse documento é muito importante, pois além de garantir a sua segurança e dos demais moradores, impede que sua obra seja interrompida, pois sem esse documento o síndico pode não permitir a entrada dos profissionais que executarão a reforma e a entrega de materiais. 

Se você, como eu, não contratou um arquiteto para planejar sua obra, precisará contratar um ou engenheiro para fazer esse documento. O arquiteto ou engenheiro irá te cobrar por isso e esse deve gasto deve ser incluído em seu orçamento. 

Se você não conhece ninguém que possa fazer isso, sugiro que pergunte ao seu síndico e zelador sobre uma indicação. Foi o que eu fiz e o zelador me indicou um arquiteto que já tinha feito o documento para a reforma da cozinha de uma das moradoras. No meu caso o documento será feito no início de Dezembro. 

No site SindicoNet tem um série de perguntas e respostas sobre esse assunto. Clique aqui para visualizar.

Uma boa semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.